A Primavera árabe é o nome dado a um conjunto de revoltas que vem acontecendo nos países do norte da África e no Oriente médio. Todos estes atuais protestos começaram no dia 18 de dezembro de 2010 na Tunísia, quando um vendedor ambulante depois de ter suas mercadorias apreendidas, ateia fogo em seu próprio corpo em forma de resposta a esta ação autoritária do governo. Todas estas manifestações consistem no intuito de estabelecer a democracia. Segundo especialistas todos os países que fazem parte desta realidade estão em busca da Democracia.
Democracia que vem sido inibida da vida destes povos por Ditadores que estão no poder a mais de quatro décadas como o caso do recém falecido Muammar Kadafi na Líbia. A maioria destes países, entre eles: Egito, Kuwait, Síria, Iraque entre outros vivem não só sob o domínio destes tais ditadores, mas também em condições de extrema miséria, onde mais de 30% da população está desempregada com baixos salários, conseqüências de um IDH fraco o bastante para considerar todos estes países subdesenvolvidos.
O oriente médio, principal alvo da primavera árabe é uma área bastante instável devido a sua fragilidade política, freqüentes guerras por parte de grupos terroristas,falta de água e questões religiosas bastante acentuadas.Motivos que acabam agravando a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário